O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Morro de São Paulo – BA

Sobre o case

Introdução

Neste estudo de caso, apresentaremos o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS Cairu, um projeto notável viabilizado pela parceria entre o Sebrae/BA e Secretaria Municipal de Turismo de Cairu, sendo  executado pela Girus Soluções em Turismo. O estudo foi concebido com o objetivo de promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável da atividade turística de Morro de São Paulo – Arquipélago de Cairu, um dos principais destinos turísticos da Região Nordeste do Brasil.  

O contexto

Situado no Estado da Bahia, o Arquipélago de Cairu é formado por 26 ilhas, sendo um dos poucos municípios arquipélago do Brasil. A localidade é considerada um dos principais destinos turísticos brasileiros, tendo como expoente Morro de São Paulo, vila situada na Ilha de Tinharé, a qual recebe milhares de turistas nacionais e internacionais todos os anos. O Arquipélago de Cairu apresenta uma ampla gama de recursos ambientais, turísticos, econômicos, culturais, históricos e humanos, além de outros que ainda não foram completamente explorados.

A atuação da Girus Soluções em Turismo no processo de planejamento turístico de Morro de São Paulo – Arquipélago de Cairu

Com o intuito de promover o desenvolvimento turístico de Morro de São Paulo, Arquipélago de Cairu, o PDITS propôs um conjunto de estratégias ligadas aos seguintes eixos temáticos:

  • Infraestrutura e serviços básicos: Articulação da ampliação e revitalização da infraestrutura básica; II- Ampliação e revitalização da infraestrutura de apoio ao turismo.
  • Produto Turístico: Criação de produtos e serviços turísticos inovadores, sustentáveis e segmentados; Atualização, criação e aplicação de políticas de regulamentação, apoio e incentivo ao turismo; Maximização da qualidade da mão de obra do turismo local.
  • Comercialização Turística: Potencialização do Marketing Turístico; Maximização da presença digital do turismo; Dinamização a Promoção e Capacitação Turística;
  • Sustentabilidade Socioambiental: Garantir o desenvolvimento sustentável do turismo; Fortalecer a sensibilização turística e ambiental de moradores, turistas e gestores municipais.
  • Fortalecimento do Quadro Institucional: Promover a gestão profissional, inovadora e eficiente do turismo de Morro de São Paulo, Arquipélago de Cairu; Viabilização de apoio institucional e financeiro para o desenvolvimento do turismo regional; Promover a cooperação público-privada em prol do desenvolvimento turístico sustentável de Morro de São Paulo, Arquipélago de Cairu.

Os Resultados

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS Cairu, entregue em 2021 foi considerado um instrumento fundamental para o turismo local, gerando diversos resultados positivos, entre eles:

  1. Possibilitou a captação de recursos junto a instâncias governamentais e organismos internacionais de fomento do turismo;
  2. Conforme a Visão do Turismo definida durante a elaboração do PDITS – Cairu (“Morro de São Paulo – Arquipélago de Cairu, será reconhecido internacionalmente, em 2025, como um destino turístico sustentável e sede de uma das melhores praias  da América do Sul”), a Quarta Praia de Morro de São Paulo foi eleita a melhor praia do Brasil e a 4ª melhor praia do mundo, no Prêmio Traveller`s Choice 2022.
  3. Implantação do Voucher Digital VivaCairu, conforme ação proposta no âmbito do  Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS Cairu. Desenvolvido pela fintech CashPago e implantada pela Secretaria Municipal de Turismo em 2022, o Voucher Digital tem por objetivo desburocratizar processos e facilitar a de todos os visitante e turistas que circulam em Morro de São Paulo.

Conclusão

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS Cairu é um exemplo inspirador de como uma ferramenta de planejamento da atividade turística pode contribuir de maneira eficaz para o desenvolvimento econômico e social de um destino turístico. A junção de esforços entre a Girus Soluções em Turismo, Sebrae, Secretaria Municipal de Turismo, trade turístico e comunidade local foi essencial para o êxito do trabalho, reforçando a importância da integração e união de esforços em prol do turismo de Morro de São Paulo – Arquipélago de Cairu.

Em suma, este estudo de caso destaca como a Girus Soluções em Turismo pode contribuir para o processo de planejamento e desenvolvimento turístico integrado e sustentável, promovendo a valorização cultural, conservação ambiental e a participação das populações locais, tendo, como resultado, a geração de emprego e renda nos destinos turísticos.

compartilhe: